domingo, 2 de agosto de 2009

DRÁCULA


Drácula
















Vlad Tsepesh aka Dracula ------>nome verdadeiro de drácula


Vlad Dracula (pronuncía-se Dracúla) ou Vlad O Empalador foi um príncipe vivo e real no qual Bram Stoker baseou o famoso Conde Drácula.


Dracula veio ao mundo na Transilvânia no ano de 1431 em uma localidade chamada Sighisoara, ou Schassburg. Seu pai, Vlad Dracul (Vlad O Demônio) foi um membro da Ordem do Dragão, o que significava um pacto de luta eterna contra os turcos. a designação Dracul quer dizer Dragão ou Demônio, e se tornou o símbolo de seu pai porque ele usava o símbolo do dragão em suas moedas como na imagem ao lado.
Com a idade de apenas 13 anos, Dracula foi capturado pelos turcos, que o ensinaram a torturar e empalar pessoas. Mas foi sob o seu reinado em Wallachia, de 1456 à 1462 que ele realmente teve a chance de usar de seus conhecimentos.

Foi também nessa época que ocorreram a maioria dos eventos que deram origem as lendas ligadas ao seu nome,estórias como:


Um dia Dracula viu um homem com uma camisa suja e rasgada. Dracula perguntou se o homem tinha uma esposa, e o homem respondeu que sim. Dracula vê que ela é uma mulher saudável e cheia de fibra, e a chama de preguiçosa, de forma que tem ambas as mão decepadas e seu corpo empalado.
Ele procurou uma nova esposa para o homem e mostrou a ela o que acontecera com sua preguiçosa predecessora como uma forma de aviso.

O outro nome de Dracula, Tsepesh (ou Tepes), significa empalador. drácula era chamado assim por causa de sua propensão para o empalamento como uma forma de punição para seus inimigos. Empalamento era uma forma particularmente medonha de execução.

A vítima era colocada em um cavalo e empurrada em direção a estacas polidas e untadas em óleo, de forma a NÃO terem uma morte rapida,esposas infiéis e mulheres promísqüas foram punidas por Dracula, tendo seus órgãos sexuais cortados, a pele arrancada enqüanto vivas e expondo-as em público, com suas peles penduradas próximas à seus corpos.

Drácula apreciava especialmente execução em massa, onde várias vítimas eram empaladas de uma vez, e as estacas içadas como as vítimas se mantinham suspensas do chão, o peso de seus corpos fazia com que descessem vagarosamente pela estaca, tendo sua base lisa arrombando seus orgãos internos.

Para melhor apreciar o espetáculo, Dracula rotineiramente ordenava um banquete em frente às suas vítimas, e era um prazer para ele entre os lamentáveis sinais e ruídos de suas vítimas morrendo.

O castelo de Dracula fica ao norte da Wallachiana cidade de Tirgoviste Vlad Tsepesh aka Dracula morreu em 1476 algumas estórias dizem que ele morreu em uma batalha onde ele se disfarçou de turco como a vitória estava próxima, ele correu para o alto de um penhasco para ver tudo, mas ele foi confundido com um turco e morto por seus próprios homens.

A tumba de Dracula fora aberta em 1931 mas ela estava vazia a não ser por um deteriorado esqueleto, uma coroa de ouro, uma gargantilha com a idéia de uma serpente e fragmentos de um traje em seda vermelha, com um sino costurado nela. Infelizmente todas essas coisas foram roubadas do History Museum of Bucharest (Museu Histórico de Bucharest), onde foram depositadas.

DRACULA RETRATADO EM FILME

A ORDEM DO DRAGÃO


A Ordem do Dragão, uma instituição parecida com as ordens cavalheirescas daquelas épocas baseadas na Ordem de São Jorge (1318). Foi criada em 1408 pelo sacro imperador romano Sigismund (rei da Hungria) e sua rainha Bárbara Cilli, principalmente com o propósito de proteção para a família real. Em seu estatuto de a ordem também exige defender a cruz e batalhar contra seus inimigos, nesta época os Turcos. A ordem original tinha vinte e quatro membros da nobreza. Em 1431, Sigismundo chamou à Nuremberg quem ele considerou útil para formar alianças políticas e militares. Seu objetivo primário era iniciar o grupo na Ordem do Dragão um destes era Vlad (pai de Vlad o Empalador), um pretendente ao trono da Valáquia (parte agora da Romênia).

A Ordem do Dragão adotou como seu símbolo em 1408 a imagem de um dragão circular com sua cauda enrolada em torno de seu pescoço. Vlad era orgulhoso deste símbolo e seus brasões incorporaram um dragão. Vlad adotou “Dracul” em seu nome. A “dracul” tem suas origens da palavra em latim “draco”, significando “O Dragão”. Seu filho Vlad (mais conhecido como Vlad o Empalador) usou o nome “Drácula” no contexto de “filho de Dracul” ou “filho daquele que foi membro da Ordem do Dragão”.

Uma vez que foi usado como título de honra. A palavra “dracul”, entretanto, possuía um segundo significado (“diabo”) que foi aplicado aos membros da família Drácula por seus inimigos e possivelmente também por camponeses supersticiosos. Após o falecimento de Sigismundo em 1437, a Ordem do Dragão perdeu sua importância.

CASTELO DE DRÁCULA Á VENDA

Castelo de drácula vista do pátio interno
Na Romenia, continua a polemica em torno do Castelo de Dracula, o chamado Bran Castle [castelo de Bram Stocker, escritor de Dracula], uma construçao do século 14 onde, segundo a tradiçao, Vlad, o Empalador [personagem historico que inspirou o Dracula literário], teria passado uma noite de sua vida sanguinaria. Depois de ficar 60 anos sob controle estatal, o castelo foi restituido pelo arquiteto de Nova Iorque [USA], Domenic Habsburg, descendente dos primeiros governantes da Romenia e herdeiro da propriedade. A familia
perdeu o castelo depois da Segunda Guerra Mundial.
Domenic colocou o castelo á venda mas existe um movimento
politico tentando impedir, juridicamente, a transaçao. O herdeiro protesta e as partes nao entram em acordo quanto
ao preço do imóvel.

A ligação do Castelo com o legendario Conde Drácula faz do local uma importante atraçao turística, parte do conjunto de apelos históricos que atrai visitantes gerando divisas para o pais.

Castelo de drácula de vista aérea!

No começo de 2007, Domenic pediu ao governo 78 milhões de dólares, valor que foi considerado muito alto. Em setembro [2007], durante um debate parlamentar, o politico de oposiçao Dumitro Ioan Puchianu disse que a restituiçao do Castelo foi ilegal e o processo está cheio de erros. Em resposta, Domenic enviou uma carta através de seus advogados ameaçando processar o governo romeno em 200 milhões de dólares se o parlamento tentar despoja-lo da herança ou obstruir seu direito de venda.
Diz na carta, o descendente dos Habsburg: "Estou vivendo novamente com o sentimento de temor, de ameaça, o mesmo que experimentei uma vez, na infancia, quando minha familia foi forçada a deixar nossa casa e fomos jogados na rua no meio do inverno". O Castelo de Drácula, o Bran Castle, edificaçao grandiosa e sóbria, emerge do meio da floresta que cobre as colinas dos dos montes Carpatos, 170km a norte de Bucareste, capital da Romenia. Cerca de 450 mil turistas visitam o lugar todos os anos. NA FOTO ABAIXO:
A cama de Dracula... FONTE: BBC NEWS


ass.urso